Quantos ídolos você tem?

Considero-me uma pessoa de muita sorte, pois minha profissão tem me possibilitado identificar diversos ídolos, pessoas que me fascinam e me ensinam de diversas maneiras. Assim decidi compartilhar a história de alguns deles associando com competências comportamentais.

Determinação, persistência, humildade.

Escolhi um caso que aconteceu há muito tempo e recentemente vi o nome desse profissional no linkedin onde informava sua promoção para um cargo executivo. Gilberto (nome fictício), na ocasião, era auxiliar de produção, cursava o supletivo e eu era uma profissional de RH muito envolvida com as pessoas e com o negócio daquela mini fábrica . Conhecia o que se passava com as pessoas e com o negócio. Tínhamos a política de recrutamento interno, com dinâmica de grupo, testes práticos, conhecimento de matemática e português. Gilberto se candidatou e foi reprovado, sim reprovado, mas não foi apenas uma vez, acredito que 5 vezes. Inconformado sentava-se à minha frente e me perguntava o motivo, pedia que eu detalhasse os comportamentos dele.

Leu vários livros, inscreveu-se em cursos por conta própria além dos oferecidos pela empresa. A postura de Gilberto chamava minha atenção, pois não tinha comportamento de vítima, de se sentir rebaixado perante os colegas que estavam no mesmo processo que ele e sim de quem aprendia com a situação e a transformava em desenvolvimento e desafio. No popular, “do limão uma limonada”. Confesso que toda vez que conduzia o processo de seleção eu torcia pelo Gilberto, mas os critérios eram claros e a ética com o processo, impecável. Finalmente após varias tentativas, chegou o grande dia: informar ao Gilberto tinha sido aprovado. Lembro-me do sorriso e do abraço que trocamos. Foi um caso de determinação, maturidade e superação, no entanto, o feedback construtivo e a postura resiliente de Gilberto foi o grande diferencial.  Durante o período que fiquei na empresa pude acompanhar mais 2 promoções do Gilberto. Sendo protagonista da sua história pude reencontrá-lo na sua ascensão  profissional.

No cenário atual será que o Gilberto tem sido vitima ou protagonista? E você?

Velasco Soluções

www.velascosolucoes.com.br

Enviar