📣 Saiba como criar uma cultura de protagonistas na sua organização.

Um programa desenhado cuidadosamente para municiar nossos clientes, através de jogos gamificados com o objetivo de estimular a autoconsciência em relação a atitudes protagonistas.
A velocidade das mudanças tem exigido cada vez mais que os profissionais tenham atitudes protagonistas, “agir como dono e entregar resultados excepcionais”.

Compreender a causa de muitas pessoas agirem como vítimas e como mudar esse mindset tem me instigado a estudar e pesquisar há alguns anos. Assim, desenvolvi 2 programas específicos: para colaboradores e líderes.
Sejam colaboradores, líderes, clientes, todos possuem processos semelhantes para alterar comportamento. Os hábitos se formam através do tempo e criar uma cultura de profissionais protagonistas requer determinação, coragem e líderes que tenham interesses genuínos nas pessoas.

Alguns ingredientes necessários para a mudança são: autoconhecimento, abertura para receber feedback, objetivos a curto e longo prazo, disciplina, perseverança, iniciar, aceitar fracasso como força instigadora para aprender com a experiência e fazer melhor e mais. Ser PROTAGONISTA (ver, apropriar-se, solucionar e fazer acontecer) da sua vida Profissional e Pessoal.

Programa de Participação nos Resultados

As vantagens de implantar um Programa de Participação nos resultados consistente.

O programa de participação nos resultados, implantado através de uma metodologia consistente, além de incentivar a melhoria dos níveis de qualidade, produtividade e resultados do negócio, promove o engajamento de todos colaboradores.
Nossa experiência ao conduzir esse tipo de projeto, mostra a evolução dos nossos clientes em relação aos seus indicadores/metas e a mudança de comportamento dos envolvidos em relação à:
· Trabalho em equipe
· Visão sistêmica (todos sabem o que se passa na sua área e na organização)
· Melhoria de performance
· Gestão de si e corresponsabilidade: consciência de que cada um é responsável pelo seu resultado e incentivar o seu colega.
Além da metodologia consistente, um fator primordial e o alinhamento da diretoria em todas as etapas do processo.

Benefícios da metáfora no processo de Coaching ou Programas de Desenvolvimento

Metáfora é um termo que vem do verbo grego “metaphorein” e que designa “transferência para outro lugar”. Na prática significa transferir o sentido de uma palavra/frase para outro contexto, de modo que o primeiro explique o segundo, por meio da comparação com alguns de seus predicados.

A primeira vez que aprendi sobre “os milagres” da metáfora foi durante a minha Formação em Coaching Sistêmico com o saudoso Bernd Insert. Me lembro que numa demonstração de sessão de coaching, uma coachee apresentou o problema de relacionamento com o seu ” chefe” e o Bernd , usando toda a sua competência e experiência, contou a metáfora do bode na sala (existem várias citações dessa metáfora na internet). Foi mágico, foi possível ver a luzes de insigths saindo pelos olhos e poros da coachee. Efeito tão fabuloso quanto as famosas perguntas poderosas.

Ao contrário do que observamos em muitas metáforas, devemos evitar a famosa conclusão, exemplo: então a pessoa concluiu que o problema dela era menor do que ela pensava. A conclusão deve ser do coachee, ou do aprendiz quando em situações em sala de aula, porque cada um irá processá-la de forma diferente e usá-la de acordo com a sua experiência e necessidade.

Milton Erickson, psiquiatra americano, utilizava as metáforas para conduzir seus pacientes em seus processos de autoconhecimento e cura interior.

Recentemente utilizei uma metáfora com um coachee que iniciou o processo de coaching porque tinha dificuldade de delegar, fazia tudo por sua equipe. Através da metáfora ele identificou uma crença limitante em relação ao seu papel de líder e pode ressignificá-la. O processo foi tão rápido que sua equipe e pares comentam sobre sua mudança.

Me refiro aqui a processos que podem ser tratados em Coaching. O profissional competente, que aprendeu e pratica a competências de Coaching, sabe distinguir quando se trata de Coaching ou indicação para um profissional de Psicologia.

Um caso real

Quantos ídolos você tem?

Considero-me uma pessoa de muita sorte, pois minha profissão tem me possibilitado identificar diversos ídolos, pessoas que me fascinam e me ensinam de diversas maneiras. Assim decidi compartilhar a história de alguns deles associando com competências comportamentais.

Determinação, persistência, humildade.

Escolhi um caso que aconteceu há muito tempo e recentemente vi o nome desse profissional no linkedin onde informava sua promoção para um cargo executivo. Gilberto (nome fictício), na ocasião, era auxiliar de produção, cursava o supletivo e eu era uma profissional de RH muito envolvida com as pessoas e com o negócio daquela mini fábrica . Conhecia o que se passava com as pessoas e com o negócio. Tínhamos a política de recrutamento interno, com dinâmica de grupo, testes práticos, conhecimento de matemática e português. Gilberto se candidatou e foi reprovado, sim reprovado, mas não foi apenas uma vez, acredito que 5 vezes. Inconformado sentava-se à minha frente e me perguntava o motivo, pedia que eu detalhasse os comportamentos dele.

Leu vários livros, inscreveu-se em cursos por conta própria além dos oferecidos pela empresa. A postura de Gilberto chamava minha atenção, pois não tinha comportamento de vítima, de se sentir rebaixado perante os colegas que estavam no mesmo processo que ele e sim de quem aprendia com a situação e a transformava em desenvolvimento e desafio. No popular, “do limão uma limonada”. Confesso que toda vez que conduzia o processo de seleção eu torcia pelo Gilberto, mas os critérios eram claros e a ética com o processo, impecável. Finalmente após varias tentativas, chegou o grande dia: informar ao Gilberto tinha sido aprovado. Lembro-me do sorriso e do abraço que trocamos. Foi um caso de determinação, maturidade e superação, no entanto, o feedback construtivo e a postura resiliente de Gilberto foi o grande diferencial.  Durante o período que fiquei na empresa pude acompanhar mais 2 promoções do Gilberto. Sendo protagonista da sua história pude reencontrá-lo na sua ascensão  profissional.

No cenário atual será que o Gilberto tem sido vitima ou protagonista? E você?

Velasco Soluções

www.velascosolucoes.com.br