Assessment
O Assessment é uma metodologia que avalia e identifica competências comportamentais para gerenciar e desenvolver o potencial dos profissionais, na geração de melhores resultados.
Pode ser aplicado em diferente contextos:
- Gerenciamento de sucessão;
- Planejamento de carreira;
- Decisões sobre admissões e/ou promoções;
- Feedback;
- Reestruturação organizacional;
- Análise de desempenho;
- Identificação de potenciais;
- Atração e retenção de profissionais.
Etapas do processo de assessment
1a: Levantamento do perfil profissional
Reunião com o requisitante/cliente para identificação das competências organizacionais e profissionais.
2a: Processo de Avaliação
- Entrevista por competência;
- Aplicação de ferramentas de avaliação ou tipo psicológico;
- Prova situacional e dinâmica de Grupo (são opcionais);
Devolutiva
Reunião para devolutiva junto ao avaliado, contemplando os pontos fortes e as áreas a serem desenvolvidas e delineamento do plano de ação.
3ª: Reunião de Alinhamento
Reunião com avaliado, superior imediato e recursos humanos para alinhamento das metas estabelecidas na etapa de devolutiva.
4ª: Relatório com Parecer Profissional
Reunião com parecer da consultoria e o resultado da ferramenta de avaliação a serem entregues ao requisitante/cliente.